Projeto
Parceiros
da Matemática
A Matemática não mente.
Mente quem faz mau uso dela.
Mente quem faz mau uso dela.
Albert Einstein
“Você pode dizer
Que sou um sonhador
Mas não sou o único
Tenho esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será como um só.”
John Lennon
Projeto elaborado pela:
Professora
Karla Cabral
Apresentação
Ao apresentar este projeto para ser
desenvolvido na disciplina de matemática com os alunos dos sétimos anos (7º
ano) do Ensino Fundamental. Penso em atingir alvos quanto à didática do ensino
e interesse do aluno, aliar ao conteúdo pedagógico das outras disciplinas, para
auxiliar efetivamente no aprendizado e inovar a ação coletiva no cotidiano da
escola.
Justificativa
Justifico este trabalho por existir de
minha parte uma grande preocupação em proporcionar aos alunos atividades
atrativa, pois os alunos de hoje aprendem com muita facilidade e rapidez, mas
se cansam facilmente das práticas repetitivas do ensino cotidiano. Num mundo de
constante transformação onde anseiam por novidades.
Objetivo
Geral
Despertar no aluno interesse para a
disciplina de matemática e compreende-la em sua plenitude, propor que o aluno
desenvolva habilidades para as atividades do dia a dia em sala de aula, diante
dos desafios da sociedade.
Objetivo
Específico
Através deste projeto
“Parceiros da Matemática” descobrir talentos peculiares natos de cada aluno,
com a vontade de competir reproduzam para as demais habilidades diversas aonde
estas além de ir de encontro ao objetivo lúdico – pedagógico desenvolvam a
vontade de compreender também as outras disciplinas, solucionando problemas e
desenvolvendo competências interativas entre si e os demais colegas.
·
Proposta
Metodológica
Realizar cinco (5) fases para a
concretização deste projeto com a seguinte didática:
1ª Trabalhando com diferentes códigos
(semáfora);
2ª Prova de raciocínio lógico (diante
problemas);
3ª A nota do professor coordenador de
cada sala;
4ª Prova sobre o caderno do aluno volume
2;
5ª Gibi com raciocínio matemático e
desenhos dentro do contexto da matemática.
Avaliação:
Entendo a avaliação como um processo continuo e acumulativo, contextualizando
por toda a comunidade escolar, práticas avaliativas diagnosticas,
investigativas, participativas, levando em consideração o aluno com toda sua
bagagem cultural e as diferentes individuais.
Conclusão:
Ao
concluir, este trabalho, afirmamos que nossa escola, precisa ser espaço aberto
onde todos os sujeitos sejam estimulados ao exercício da escolha, nas pequenas
e nas grandes coisas, de modo que assim aprendam a cultivar valores e a
refletir sobre eles o tempo todo. Somente assim teremos á escola que queremos a
sociedade que almejamos e um mundo melhor!
Referências
Bibliográficas
BRASIL, Lei nº 9394, de 20 de dezembro
de 1996: estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional.
BRASIL, Secretaria da Educação
Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais Secretaria de Ed. Fundamental –
Brasília; MEC/SEF, 1997,130 p.
Baffi, Maria Adélia Teixeira. O perfil
profissional do formando no Projeto Pedagógico. Pedagogia em Foco, Petrópolis,
2002 Vasconcellos, C.S. Planejamento: Plano de Ensino – Aprendizagem e Projeto
Educativo: São Paulo: Liberat, 1995.
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