Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Formas Geometricas


Quadrilatero
Um quadrilátero é um polígono de quatro lados, cuja soma dos ângulos internos é 360°, e a soma dos ângulos externos, assim como qualquer outro polígono, é 360°. Assim como qualquer outro polígono, podemos usar a fórmula: Si = (n - 2)180 (onde "n" representa o número de lados); para achar a soma dos ângulos internos (Si).
Pentágono
Em geometriapentágono é um polígono com cinco lados. A soma dos ângulos internos do pentágono é 540º, ou seja, num pentágono regular cada ângulo interno tem a medida de 108º. O ângulo central de um pentágono regular mede 72°.


Hexágono

Em geometria hexágono é um polígono com seis lados. Caso seja regular, pode ser decomposto em 6 triângulos equiláteros. O hexágono possui 9 diagonais.

Heptágono
Em geometriaheptágono é um polígono com sete lados e sete vértices. O heptágono regular é o menor polígono regular que não pode ser construído com régua e compasso. Ele possui 14 diagonais distintas.
Octógono
Em geometriaoctógono é um polígono com oito lados (e portanto oito ângulos internos e oito ângulos externos).
Cubo
Um cubo é um hexaedro regular. É um dos cinco sólidos platónicos.Tem 6 faces, 12 arestas e 8 vértices
Octaedro

octaedro é um poliedro de oito faces.
Tem 6 vértices e 12 arestas.
Pode também ser chamado bipirâmide quadrada.
O octaedro regular é um dos cinco sólidos platónicos.

Tetraedro
tetraedro é um poliedro composto por quatro faces triângulares, três delas encontrando-se em cada vértice. O tetraedro regular é um sólido platônico, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.

Dodecaedro
Um dodecaedro é um poliedro de 12 faces.
Um dodecaedro regular é constituído por 12 pentágonos regulares  e é um dos sólidos platónicos.
Icosaedro
Um icosaedro é um poliedro convexo de 20 faces.
Um icosaedro regular, é constituido por 20 triângulos equiláteros e é um dos sólidos platónicos.
O icosaedro também pode ser chamado tetraedro snub pois a snubificação de um tetraedro regular dá um icosaedro regular. O estudo das figuras geométricas sólidas perfeitas, como o Icosaedro é de tamanha importância para a matemática, mais especificamente a geometria espacial.

Poliedro
Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, cujos vértices são formados por três ou mais arestas em três dimensões (eixo dos "X", "Y", "Z",...) em que cada uma das faces é um polígono. Os seus elementos mais importantes são as faces, as arestas e os vértices.


Pirâmide
Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice que une todas as faces laterais. As faces laterais de uma pirâmide são regiões triangulares, e o vértice que une todas as faces laterais é chamado de vértice da pirâmide. O número de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número delados do polígono da base. Como exemplos das pirâmides da geometria espacial no dia-a-dia temos as pirâmides do Egito, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Uma pirâmide é classificada como reta quando todas as arestas laterais são congruentes, caso contrário ela é classificada como oblíqua. Uma maneira mais fácil de identificar uma pirâmide reta é quando o centro da base da pirâmide está alinhado com o vértice superior da pirâmide, em outras palavras, é possível traçar uma reta do vértice ao centro do polígono na base da pirâmide. Uma outra maneira fácil de identificar uma pirâmide oblíqua é quando não existe esse alinhamento do vértice superior com o centro do polígono na base da pirâmide, ou seja, se traçarmos novamente a reta, ela não terminará no centro do 
Retângulo
Um retângulo  é um paralelogramo, cujos lados formam ângulos retos entre si e que, por isso, possui dois lados paralelos verticalmente e os outros dois paralelos horizontalmente.
Pode-se considerar o quadrado como um caso particular de um retângulo em que todos os lados têm o mesmo comprimento.

Triângulo

No plano, triângulo (também aceito como trilátero) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que concorrem, duas a duas, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°. Também se pode definir um triângulo em superfícies gerais. Nesse caso, são chamados de triângulos geodésicos e têm propriedades diferentes. Também podemos dizer que o triângulo é a união de três pontos não-colineares (pertencente a um plano, em decorrência da definição dos mesmos), por três segmentos de reta.
O triângulo é o único polígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente.O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo de região convexa (curvado na face externa) e a região externa de região côncava (curvado na face interna).
Quadrado

Um quadrado é um quadrilátero regular, ou seja, uma figura geométrica com quatro lados de mesmo comprimento e quatro ângulos retos (de 90º). Todo quadrado é também um retângulo e um losango.
Prismas
Um prisma é todo poliedro formado por uma face superior e uma face inferior paralelas e congruentes (também chamadas de bases) ligadas por arestas. As laterais de um prisma são paralelogramos. A nomenclatura dos prismas é dada de acordo com a forma das bases. Assim, se temos hexágonos nas bases, teremos um prisma hexagonal. O prisma pode ser classificado em reto quando suas arestas laterais são perpendiculares às bases, e oblíquo quando não são.

Cilindro
Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto roliço, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
Cone
Um cone é um sólido geométrico formado por todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto V (vértice) em comum e a outra extremidade em um ponto qualquer de uma mesma região plana R (delimitada por uma curva suave, a base).
Elipse
Em geometria, uma elipse é um tipo de secção cônica: se uma superfície cônica é cortada com um plano que não passe pela base e que não intercete as duas folhas do cone, a intersecção entre o cone e o plano é uma elipse. Para uma prova elementar disto, veja esferas de Dandelin.
Em alguns contextos, pode-se considerar o círculo e o segmento de reta como casos especiais de elipses; no caso do círculo, o plano que corta o cone é paralelo à sua base.
A elipse tem dois focos, que no caso do círculo são sobrepostos. O segmento de reta que passa pelos dois focos chama-se eixo maior, e o segmento de reta que passa pelo ponto médio do eixo maior e é perpendicular a ele chama-se eixo menor. Fixando o comprimento do eixo maior e diminuindo o comprimento do eixo menor, obtêm-se elipses cada vez mais próximas de um segmento de reta. A elipse é também a intersecção de uma superfície cilíndrica com um plano que a corta numa curva fechada.
As medidas da elipse são dadas pela metade dos eixos maior e menor sendo chamadas, respetivamente, de semi-eixo maior (a) e semi-eixo menor (b).
Polígono
Na geometria, um polígono é uma figura plana limitada por uma linha poligonal fechada: por exemplo, o hexágono é um polígono de seis lados.
A palavra "polígono" advém do grego e quer dizer muitos (poly) e ângulos (gon).
A definição usada por Euclides para polígono era uma figura limitada por linhas retas, sendo que estas linhas deveriam ser mais de quatro, efigura qualquer região do plano cercada por uma ou mais bordas.
Decágono
Em geometria, um decágono é um polígono com dez lados. Ele possui 35 diagonais distintas

Esféra
esfera pode ser definida como "um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua cujos pontos estão eqüidistantes de um outro fixo e interior chamado centro"; ou seja, é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro, ou ainda, de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma.




24 comentários:

  1. ajudou em nada essa porra do caralho, vai tomar no seu cú otário

    ResponderExcluir
  2. Viado do caralho ajudo em porra nenhuma faz uma coisa decente seu merdinha do cralho seu fudido seu cu de merda seu coco cara de merda lixeiro

    ResponderExcluir
  3. Como tem ser humano lixo, Trabalho muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Como tem ser humano lixo, Trabalho muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Inúteis, se o trabalho não serviu pra vocês, não fiquem xingando, aliás ninguém é obrigado a fazer o que vocês querem. Esse trabalho ajudou muito gente inclusive a mim. Vão estudar mais, bando de mal educados!

    ResponderExcluir
  6. Quem nao gostou melhor voutar pro pré bando de analfabetos

    ResponderExcluir
  7. Quem nao gostou melhor voutar pro pré bando de analfabetos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. muito bom mesmo,estou entrando na casa dos 70 anos,gostaria de ver a forma icoseadro em movimento como o quadrado,nao sei metematica mas estou trabalhando com numeros com meu neto e preciso de uma figura geometrica para representar um trabalho que desenvolvo com o mesmo,.aeria possivel isso.meu endereço lucia2028@gmail.co

    ResponderExcluir
  10. Ótima iniciativa. Mesmo que o trabalho não contemple os anseios de todos, a iniciativa é ótima. Precisamos de pessoas como você. Não se desanime por comentários levianos. Está falando a estas pessoas respeito ao próximo, amor.

    ResponderExcluir
  11. Excelente trabalho.Quem não gostou, deveria fazer melhor, mas com certeza, não tem essa capacidade!

    ResponderExcluir
  12. Gostei, não lembrava mais dessas figuras geométricas!

    ResponderExcluir
  13. Matemática é muito chqtá kkkkkksifvthktig

    ResponderExcluir